Palavra-Cruzada

Porém, não falo desse tipo de palavra cruzada, falo da palavra cruzada da vida.
Aquilo que nos identifica como pessoa é de sobremaneira a capacidade que temos que expressar com palavras, pois é através delas que construímos a ponte universal dos mundos, a ponte do eu e tu. Porém o essencial não é com quais palavras essa ponte é feita, mas como a ponte se constrói. Como na palavra cruzada, não é o que se é, mas como se expõe, há diversos sinônimos para uma mesma 'coisa', mas o importante é encontrar a forma com a qual ela se apresenta para sustentar todo o esqueleto das diversas indagações que entrelaçam.
Esse movimento é simples, entretanto, nem por isso efêmero, juntam-se as letras como uma criança junta as peças de um quebra cabeça com um efeito singular e de experiência plural. Palavra é a forma que temos de colocar em nossa realidade limitada a eternidade, exatamente, por elas, as palavras transparecerem frágeis.
Eliot em um verso, "conhecimento das palavras e ignorância da Palavra". Não importa a palavra corriqueira, importa aquela palavra essencial, aquela palavra poética de onde emerge as metáforas tão essenciais quanto. Poesia é, sobretudo, a busca da Palavra. Pela palavra o mundo foi criado, " então Deus disse", pela palavra a vida nasce "cujo filho é Verbo", ler é "fazer amor com a palavra". Quando falamos abrimos a porta para o outro se apropriar de nossos versos...
Comentários
Postar um comentário