Humano quem é você?


Há várias formas de responder e, repostas já foram dadas, porém, nenhuma dessas repostas dada contempla o humano em sua totalidade.
Consegue-se falar em frações. Como exemplo de uma fração, a fração biológica, milhares de células cada qual com a sua função, células, por sua vez composta por diversas estruturas, estas fazem a célula funcionar. A raiz disso tudo? Um estudioso muito conhecido que abriu os olhos do mundo com uma palavra: evolução.
A abertura dessa janela no pensamento fez romper vários pensamentos considerados imutáveis, talvez por isso fora muito rechaçado no início e por muitos até hoje. Pensando o humano em termos de evolução e dentro do contexto Terra, ele passa a ser apenas mais uma raiz do diagrama das espécies. O humano deixa de ser o centro para ser mais um que luta para  sobreviver.
Entretanto, há outra dimensão a ser considerada, esta certamente faz a linha que separa o humano dos outros animais. Consciência. Nosso cérebro é mais evoluído que de todos os outros animais. Temos uma porção que nenhum outro animal a possuí e, isso nos faz ser diferente, isso nos dá consciência. Penso, logo existo, já dizia o filósofo. Porém mais tarde apareceu outro falando que existimos por aquilo que não pensamos. Existe um quê mais profundo que alimenta e, de certa maneira, sustenta a consciência, outra palavra apareceu: inconsciente. Acho divertido pensar que não somos donos de nós mesmos, pelo menos sobre esse aspecto.
Existe outro campo ainda, espiritual. Fui perguntar para o google, descobri que existem ao menos nove religiões principais no mundo, existem pelo menos nove maneiras diferentes para entender essa esfera. Ao menos nove maneiras diferentes de dar sentido, as quais não cabe falar.
Entretanto podemos falar como essa resposta acontece na prática com a capacidade de estar aberto à totalidade do mundo e dessa abertura criar o próprio mundo. Capaz de reagir de formas múltiplas, assimilando, contestando, superando e assumindo um eu. Isso tem um nome também, liberdade.
Mas talvez a resposta para a pergunta nunca venhamos a chegar pois, de certa forma a grandeza do humano esteja justamente nesse ponto, mistério.
Humano uma evolução que se traduz em liberdade e mistério...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

..."borboleta é a pétala que voa"...

Do encontro

..um texto para terminar....